quarta-feira, 19 de maio de 2010

2º Seminário de Criminologia e Segurança pública.


Participei nos dias, 17, 18 e 19 de Maio de 2010, do 2º Seminário de Criminologia e Segurança Pública em um auditório da EMERJ/TJRJ.

Três dias de debates, palestras, perguntas, tudo voltado para a criminologia e a segurança pública. Várias autoridades se fizeram presentes. Pessoas de várias esferas da sociedade, das polícias, do terceiro setor, do governo e dentre eles, EU, um mero curioso, que entrei com o propósito de ouvir e sair, participar por participar, ter horas estágio na faculdade, sem compromisso com nada nem ninguem.

No primeiro dia, já formam-se os grupinhos, pessoas que com as afinidades afloradas reunen-se para conversarem durante as pausas do evento, comentarem alguma colocação dos expositores, eu como não sou diferente de ninguém, logo encontrei a minha "panelinha" e sentamos na segunda fileira. Gosto de sentar na frente para ouvir melhor, ver melhor e entender melhor. Na fileira da frente, estavam sentados autoridades e os organizadores do evento. Puxei conversa, me inteirei da idéia principal do evento, mobilizei contatos, e pude aos poucos ouvir as colocações de cada um sobre temas extraordinários.

Segundo dia, atenção fixada nos expositores e ao ser entregue o microfone para o Tenente Coronel IBES, da Escola Superior da Policia Militar, o relógio parou, a respiração findou-se, pois como se não me bastasse estar gostando dos outros palestrantes, vem este senhor e faz uma analogia da criminologia atual com os preceitos mostrados por Fiodór Dostoiévisk no livro Crime e Castigo. Mostrando e comparando a figura do personagem principal do livro, Raskolnikov, com um criminoso atual. Só alí eu já poderia ter saído em direção a minha mediocre vida rotineira, pois já havia ganhando o dia. Logo em uma resposta a um dos participantes, elencou ele os pontos que deveriam ser realçados na imagem da justiça: Uma mulher cega (ou com os olhos vendados), sentada e com uma espada no colo. Fato esse que arrancou lágrimas da platéia, inclusive da mediadora uma Promotora de Justiça.

Terceiro dia, uma palestra do Secretário Nacional de Segurança Pública. Confesso aos senhores e as senhoras, que eu nunca havia ouvido tanta sabedoria e conhecimento em se tratando de realismo nas políticas de segurança pública.

Saí do evento, com a alma regozijante de cultura, sabedoria, amadurecimento acadêmico e pasmem: Com o desejo de ao terminar minha graduação em meiados do ano que vem, iniciar o curso de Direito, dando ênfase no estudo da Criminologia.

Até o próximo evento...

2 comentários:

  1. Josi vc deveria escrever um livro..rs
    desse jeito nem precisa ir a palestra, me senti lá rs..
    Parabéns.
    Bjos.
    Carol

    ResponderExcluir
  2. PARA O MUNDO!!!!!!!!!!

    MEU DEUS, O MONSTRO VAI PARA OS ANÉIS DE SATURNO. VAI FAZER DIREITO. FINALMENTE A SUA VERDADE CHEGOU. VOCÊ É UM HOMEM DE ÁGUAS PROFUNDAS, JÁ TE DISSE ISSO VÁRIAS VEZES. MAS HÁ O TEMPO DA MATURAÇÃO. E ESSE TEMPO CHEGOU. PARABÉNS, MEU IRMÃO. SÓ POSSO TERMINAR ESSE DEPOIMENTO COM UMA DE NOSSAS MUITAS REFLEXÕES: A PESSOA É PARA O QUE NASCE.

    ResponderExcluir