terça-feira, 1 de março de 2011

Golpe virtual...

Ataques a computadores e mensagens oportunistas aumentam quando usuário acessa menos a rede. Período requer mais atenção

POR ALESSANDRA HORTO

Rio - Foliões que vão passar o Carnaval bem longe do computador podem cair em armadilha ao acessar a conta de e-mail quando retornarem do feriadão. O longo período de ausência da Internet atrai pessoas mal intencionadas e quadrilhas especializadas em roubar dados financeiros.

A proximidade com o prazo de início da declaração do Imposto de Renda também é outro caminho usado pelos golpistas. Por isso, vale lembrar que a Receita Federal não envia e-mails para esclarecer dúvidas e também não fornece link para o contribuinte baixar o formulário. A dica é válida para bancos, que não enviam mensagens sobre recadastramento ou assuntos associados a correntistas.

EVITE LINKS DESCONHECIDOS

Com a caixa de entrada cheia, é difícil estar atento às pegadinhas. Mas algumas dicas podem evitar as arapucas: jamais clique em links desconhecidos. Em geral, levam o usuário para outro site que instala códigos maliciosos para roubar informações pessoais.

Erro de português é muito comum nesse tipo de armadilha. Ao passar o mouse em cima do link, a barra de status (rodapé do navegador) vai revelar, na maioria dos casos, um endereço com terminação “.exe”, o que significa que algo não identificado poderá ser instalado no computador.

PROGRAMAS GRATUITOS - Protegem o computador de vírus e ataques. Procure sites especializados e confiáveis para baixar gratuitamente programas para aumentar a segurança do micro.

CURIOSIDADE - Fraudadores se aproveitam da curiosidade dos internautas para chamar a atenção e induzir ao erro. Roubo de dados e senhas são alguns dos golpes.

http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2011/2/folia_sem_ressaca_com_golpe_virtual_147161.html

2 comentários:

  1. Parabenizo o amigo pela inciativa de publicar uma matéria tão significante e atual como essa.
    Segue o alerta ao internautas, adiciono ao artigo publicado que os engenheiros sociais buscam sempre mexer com o emocional das pessoas, procurando atraí-las com frases persuasivas, tais como: "veja suas fotos naquela festa", "seu nome está no SPC atualize seus dados clicando aqui", "eu sei que você gosta veja as fotos", "regularize sua pendência no banco", entre outras milhares que circulam em nossas caixas de e-mails. Ao se deparar com esse tipo de situação não pense duas vezes. Exclua imediatamente denunciado o e-mail como spam.
    Robson Torres

    ResponderExcluir
  2. Caro Colega,
    Por certo eu tenho a mesma visão sua e de outros doutos colegas de turma.
    Servir e alimentar a nação com nosso conhecimento e esforço para ter não só o crime erradicado, como também uma sociedade livre de medos.

    Agradeço seu comentário e deixo canal aberto.
    Caso queira criar textos e me enviar, os publicarei aqui...

    Um forte Abraço.

    ResponderExcluir